RUBÉN AGUIRRE
[PROFESSOR GIRAFALES]


Ator / Humorista

[15 / 06 / 1934 <==> 17 / 06 / 2016]

Rubén Aguirre Fuentes, mais conhecido como Rubén Aguirre foi um famoso ator e humorista Mexicano, o qual é mais lemrado pelos seus fãs espalhados por todo o planeta, como "Professor Girafales" da série de TV Mexicana "Chaves" (no Brasil).

Rubén Aguirre nasceu no dia 15 de junho de 1934, em Saltillo, Coahuila, México.
Foi o mais velho e o mais alto dos 6 filhos de Rubén Aguirre Flores, com 1,96 m.
Estudou em Saltillo até o segundo ano do primeiro grau, e então foi viver junto com sua família em Torreón, Coahuila (México).
Lá, ele completou o ensino fundamental na escola Centenário e o ensino médio no colégio Venustiano Carranza.
Sempre foi considerado um aluno de ótimas notas, porém muito inquieto.

Na faculdade, Aguirre estudou na Escola Superior de Agricultura Hermanos Escobar, em Ciudad Juárez, Chihuahua, formando-se engenheiro agrônomo.
Rubén começou a trabalhar muito cedo.
Com pouca idade já havia trabalhado de tudo um pouco: já foi locutor de rádio e televisão, ventríloquo, ator, narrador de touradas, trabalhador rural, toureiro e diretor de televisão.
Na cidade de Monterrey, Aguirre trabalhou no Canal 6, como chefe de locutores, sendo e mão direita do gerente do canal.

Nessa época, o canal tinha sido recém inaugurado e pouco a pouco começava a competir com o Tele Sistema Mexicano (canal mexicano mais importante nessa época).
Depois, os mesmos donos do Canal 6 abriram um outro canal, o Canal 8, e contrataram Rubén, não como locutor nem como ator, e sim como subgerente de produção.
Quando o canal entrou no ar, passou a trabalhar como executivo da empresa e, aos fins de semana, como ator, em um programa de sábado, criado por Roberto Gómez Bolaños "Chespirito", que se chamava "Chespiritotadas".

O diretor do canal logo o impediu de desempenhar os dois trabalhos, alegando que, para a imagem da empresa, não ficava bem ter um executivo negociando durante a semana e um ator aos sábados.
Para surpresa do próprio diretor do canal, Rubén escolheu ficar como ator e abrir mão do alto salário que recebia até então, como executivo da empresa.
A partir daí começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños em várias séries, como: "El Cidadano Gómez", "Los Super Genios de la Mesa Cuadrada", "El Chapulín Colorado" (Chapolin Colorado) e "El Chavo del Ocho" (Chaves).

No seriado Chaves, Aguirre conheceu o sucesso internacional, interpretando o altíssimo Professor Girafales, eterno pretendente da Dona Florinda.
Rubén ainda atuou em quatro filmes de Chespirito: "El Chanfle", "El Chanfle 2", "Charrito", "Don Ratón y Ratero".
Com o fim definitivo das gravações do Chaves, em 1992, Aguirre produziu em 1994 o programa "Aqui esta la Chilindrina".
O programa teve como personagem central a esperta Chiquinha, interpretada por María Antonieta de las Nieves.
Desde 1976, Rubén era proprietário de um circo: "El Circo del Professor Jirafales".

Mas, nos últimos tempos, tinha se afastado do seu público e deixado de fazer shows, pois sentia muita vergonha do seu corpo.
Ultimamente, o ator que ficou conhecido interpretando o Professor Girafales estava pesando mais do que pesava antes o próprio Seu Barriga.
Aguirre engordou mais de 25 quilos devido ao uso de um medicamento para curar um problema que tinha na perna há alguns anos.
Rubén Aguirre vivia com sua esposa, Consuelo Aguirre, com quem teve sete filhos.
Em 2015 lançou sua biografia intitulada "Después de usted".

Foi o último da turma do Chaves a ser entrevistado em um programa do canal "SBT" de São Paulo (Brasil), chamado "Programa do Ratinho".
A entrevista ocorreu no dia 25 de novembro de 2015.
Meses antes, o apresentador do programa, Carlos Massa "Ratinho", em uma entrevista com Édgar Vivar, havia lançado um desafio: falou que se Rubén Aguirre não puder vir até o Brasil, ele iria ao México entrevistá-lo.
Rubén Aguirre se aposentou dos palcos desde o fim de 2007, depois que ele e sua esposa sofreram um acidente de carro.
Consuelo perdeu as pernas após a batida.
Ela e o marido passaram a usar cadeira de rodas.
No dia 14 de agosto de 2014, ele foi internado no Instituto Mexicano de Segurança Social com quadro de desidratação e anemia.

Segundo informações da Associated Press, o filho do comediante, Arturo Aguirre, disse à rede Televisa que "o estado de saúde do pai é um pouco delicado".
Sem poder trabalhar na TV, no teatro ou no circo desde o acidente ocorrido, ele passou a enfrentar também problemas financeiros.
Em junho de 2015, ele divulgou uma carta em que dizia ter "sérios problemas de saúde" e pedia apoio para pagar seus gastos.
O texto, intitulado "E agora, quem poderá me defender?" (referência ao personagem Chapolin), foi divulgado em redes sociais no dia 15 de junho de 2015, e reivindicava assistência médica da Associação Nacional de Atores do México (Anda).

Com idade avançada e problemas de saúde, Aguirre tinha sido recomendado por médicos para viver ao nível do mar.
Por causa disso, não ia à capital, Cidade do México, a 2.250 m de altitude, e nem viajava longas distâncias, o que o impedia de vir ao Brasil com frequência.
Em 2015 ele foi hospitalizado por causa de cálculos na vesícula e problemas na coluna.
Mas os cálculos não puderam ser removidos na época justamente por causa de uma dívida hospitalar.
Em entrevista ao canal Telemundo, emissora mexicana nos Estados Unidos, Aguirre disse que um dos filhos de Roberto Gómez Bolaños ofereceu-lhe ajuda.

Os outros colegas de elenco de Chaves, no entanto, não teriam feito o mesmo.
Em maio de 2016, ele foi internado devido a uma pneumonia, e passou 11 dias no hospital.
No dia 1º de junho de 2016, durante a internação, Aguirre usou o Twitter para agradecer aos fãs e chegou a brincar com boatos de sua morte.
"Já começaram os rumores. Digo-lhes que estou vivinho e tuitando. Taaaa, taaa, ta,,, ta!".
Rubén Aguirre morreu em 17 de junho de 2016, dois dias depois de completar 82 anos.
Sua morte foi confirmada por Edgar Vivar, intérprete do "Senhor Barriga" da série "Chaves", através de rede social, onde divulgou sua última foto ao lado do amigo.

Horas depois, sua filha, Verónica Aguirre, confirmou a notícia.
"É verdade que ele não está mais conosco.
Lamentavelmente, morreu às 4h10 (horário do México) desta manhã por complicações de uma pneumonia", disse ela para o canal BBC.
Aguirre sofria com problemas renais e tomava vários medicamentos para controlar sua diabetes, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna.
Poucos dias antes de sua morte havia passado 11 dias internado no México por causa de uma pneumonia.
Foi o sétimo dos doze integrantes do elenco principal da série "Chaves" a morrer.
Antes dele morreram, nesta ordem: Ramón Valdés (1923-1988), o Seu Madruga; Raúl Chato Padilla (1918-1994), intérprete do Jaiminho, o Carteiro; Angelines Fernández (1922-1994), a Dona Clotilde/Bruxa do 71; Horacio Gómez Bolaños (1930-1999), o Godinez; Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), o criador e protagonista de "Chaves"; e María Luisa Alcalá (1943-2016), a Malicha.

Seu corpo foi velado em 18 de junho, um dia depois de sua morte, na Funerária Celis, em Puerto Vallarta, onde também aconteceu a cremação.
A despedida reuniu amigos, familiares e fãs, que foram ao local vestidos como personagens do seriado Chaves.
Segundo o jornal "El universal", a cerimônia teve uma missa de corpo presente.
Além de flores, maçãs foram colocadas no caixão do ator, em referência às cenas em que o professor recebia frutas dos alunos no seriado.
As ausências sentidas na cerimônia foram de Florinda Meza, a Dona Florinda, e de María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha.
A primeira afirmou à France Presse que não iria porque ainda sofria com a morte de seu marido, Roberto Gómez Bolaños.
Mas que depois visitaria seu túmulo e sua família.
Já María Antonieta de las Nieves, em entrevista publicada pelo jornal "El Universal", contou que estava "muito triste", mas que não poderia ir à cerimônia porque estava em turnê.

============================================

Curiosidade: No Brasil, o primeiro dublador do Professor Girafales foi o já falecido Potiguara Lopes, e o resto dos personagens (sendo também o segundo dublador do professor Girafales) foi dublado por Osmiro Campos, o dublador principal do Professor Girafales e de outros personagens.
Em 6 de julho de 2015, Osmiro Campos, seu dublador principal, morreu vítima de parada cardíaca, aos 82 anos.

============================================

Causa da Morte:
Ruben Aguirre [Professor Girafales] faleceu às 04:10' de 17/06/2016 aos 82 anos de idade devido à problemas provocados por uma pneumonia em conjunto com problemas crônicos de saúde, como diabétes, problemas renais e cálculos na visícula.

Sepultamento:
O corpo de Rubén Aguirre foi velado em 18/06/2016, um dia depois de sua morte, na Funerária Celis, na cidade de Puerto Vallarta (México), cidade onde residia, e onde também aconteceu a cremação.
Suas cinzas foram entregues à seus familiares.

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude) (Puerto Vallarta):
[20°39'7.25"N, 105°13'25.75"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________



Rubén Aguirre [Professor Girafales]


Rubén Aguirre [Professor Girafales]


Rubén Aguirre [Professor Girafales]


Rubén Aguirre [Professor Girafales] quando criança


Rubén Aguirre [Professor Girafales] e Edgar Vivar [Sr. Barriga]


Velório de Rubén Aguirre [Professor Girafales]

Velório de Rubén Aguirre [Professor Girafales]

Trabalhos:

Rubén Aguirre [Professor Girafales]



Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com